Câmara Municipal de Ponte Nova
Apresentação
Mesa Diretora
Vereadores
Comissões
Projetos de Leis
Leis Mais Consultadas
Legislação Municipal
Agenda
Links Interessantes
Fale Conosco
Contas Públicas
Licitações
Álbum de Fotos
Atas das Reuniões Plenárias




Leis Municipais
 
Lei nº 2.979/2006
 
Institui o Programa Apoio à Geração de Renda e Economia Solidária – PROGERES – e dá outras providências.

A Câmara Municipal de Ponte Nova decreta, e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica a Prefeitura Municipal autorizada a instituir o Programa Apoio à Geração de Renda e Economia Solidária – PROGERES, a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, sob controle e acompanhamento do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS.

§ 1º A SEMAS e o CMAS serão subsidiados no trabalho de avaliação e supervisão dos projetos deste programa por uma Comissão Técnica, designada pela SEMAS especialmente para esta finalidade.

§ 2º O PROGERES tem como público-alvo desempregados, jovens à busca do primeiro emprego e donas-de-casa interessadas em reforço da renda familiar, vinculados, através de termo de compromisso, a instituições que preencham os requisitos do artigo segundo.

Art. 2º Para participar do PROGERES, a instituição deverá prever em seu estatuto ações voltadas para a geração de emprego e renda e ter em sua estrutura administrativa, diretamente ou por intermédio de convênios, corpo técnico capacitado para gestão de empreendimento.

Art. 3° As instituições interessadas em participar do PROGERES deverão apresentar à SEMAS, em formulário próprio, projeto contendo plano detalhado de trabalho, ficando sua aprovação pelo CMAS condicionada ao parecer da Comissão Técnica.

Parágrafo único: Qualquer alteração do plano de trabalho deverá ser submetida a nova avaliação da Comissão Técnica e posterior aprovação do CMAS.

Art. 4° Mediante assinatura de termo de cooperação com as instituições, o PROGERES contemplará o repasse, pela Prefeitura Municipal, de recursos financeiros e/ou equipamentos, utensílios, matérias-primas e insumos em geral para desenvolvimento do plano de trabalho proposto.

§ 1º As instituições beneficiadas com recursos financeiros do PROGERES, entre outras finalidades, poderão aplicá-los em aquisição de equipamentos, utensílios, matérias-primas e insumos em geral, além de cobertura de despesas com divulgação/marketing de seus produtos e serviços.

§ 2º A cessão de equipamentos às instituições, pela Prefeitura Municipal, obedecerá ao limite máximo de 3 (três) anos.

§ 3º O equipamento utilizado através de cessão pela Prefeitura poderá, findo o prazo da mesma, ser adquirido primeiramente pelos grupos de produção e/ou pela instituição gestora.

Art. 5º As instituições beneficiadas pelo PROGERES prestarão contas dos recursos recebidos dentro do prazo estabelecido no termo de cooperação, não podendo a primeira prestação de contas ultrapassar a metade do prazo previsto para desenvolvimento do plano de trabalho proposto.

Art. 6° Findo o prazo de implantação do projeto, as instituições envolvidas neste programa repassarão, à Prefeitura Municipal, através de depósito bancário, o percentual definido no relatório de análise e aprovação do projeto, com base no faturamento líquido da produção, até se completar o ressarcimento total do valor recebido.

Parágrafo único: O ressarcimento, à Prefeitura Municipal, dos recursos recebidos poderá ser feito através de produtos, com base em valores praticados pelo mercado.

Art. 7° Caso alguma instituição não obtenha sucesso no desenvolvimento do projeto, caberá ao CMAS tomar as decisões cabíveis para seu prosseguimento ou extinção, a partir de parecer fundamentado da Comissão Técnica, que poderá sugerir, entre outras medidas:

I – readequação do projeto para cumprimento de suas finalidades;
II – extinção do projeto.

Art. 8º Caberá ao CMAS aprovar regulamentação mais detalhada deste programa.

Art. 9° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se disposições contrárias.


Ponte Nova, 25 de agosto de 2006.


Luiz Eustáquio Linhares
Prefeito Municipal


Maria do Carmo Santos
Secretária Municipal de Governo

- Autor(es): Executivo / PL nº 2.533 de 24.08.06
- Publicada em: 28/08/2006

 

Enviar e-mail ao autor    Imprimir matéria
 
 
Website desenvolvido por Art MX LTDA / Copyright © 2006 / hospedado nos servidores da Pontenet