Câmara Municipal de Ponte Nova
Apresentação
Mesa Diretora
Vereadores
Comissões
Projetos de Leis
Leis Mais Consultadas
Legislação Municipal
Agenda
Links Interessantes
Fale Conosco
Contas Públicas
Licitações
Álbum de Fotos
Atas das Reuniões Plenárias




Projetos de Leis Municipais
 
Projeto de Lei nº 2.860/2009
 
Institui o PPA, Plano Plurianual, para o Quadriênio 2010-2013 e dá outras providências

PROJETO DE LEI No 2.860/2009

Institui o PPA, Plano Plurianual, para o Quadriênio 2010-2013 e dá outras providências


A Câmara Municipal de Ponte Nova aprova, e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Esta Lei institui o Plano Plurianual para o quadriênio 2010 a 2013, em cumprimento ao disposto no art. 165, § 1º da Constituição Federal, estabelecendo, para o período, as diretrizes, os programas com seus respectivos objetivos e indicadores e as ações governamentais com suas metas.

Parágrafo único. Integram o Plano Plurianual:

Anexo I – Diretrizes, programas e objetivos;
Anexo II – Órgãos responsáveis por programas;
Anexo III – Programas e ações.

Art. 2º Os Programas, no âmbito da Administração Pública Municipal, para efeito do art. 165, § 1º da Constituição Federal, são os integrantes desta Lei.

Art. 3º Os valores financeiros estabelecidos para as ações orçamentárias são estimativos, não se constituindo em limites à programação das despesas expressas nas leis e em seus créditos adicionais.

Art. 4º A alteração ou a exclusão de programas constantes do Plano Plurianual, assim como a inclusão de novos programas, será proposta pelo Poder Executivo, por meio de projeto de lei de revisão anual ou específico, ressalvado o disposto § 8 deste artigo.

§ 1º Os projetos de lei de revisão anual serão encaminhados à Câmara Municipal por ocasião com a proposta orçamentária dos respectivos exercícios seguintes.

§ 2º É vedada a execução orçamentária de programações alteradas enquanto não aprovados os projetos de lei previstos no caput, ressalvado o disposto no § 8º deste artigo.

§ 3º A proposta de alteração ou inclusão de programas conterá, no mínimo:
I – diagnóstico do problema a ser enfrentado ou da demanda da sociedade a ser atendida;
II – identificação dos efeitos financeiros ao longo do período de vigência do Plano Plurianual.

§ 4º A proposta de exclusão de programas conterá exposição das razoes que a justifiquem.

§ 5º Considera-se alteração de programa:
I – adequação da denominação, dos objetivos, dos indicadores e do publico alvo;
II – Inclusão, exclusão ou alteração de ações orçamentárias.

§ 6º As alterações no Plano Plurianual deverão ter a mesma formatação e conter todos os elementos presentes nesta Lei.

§ 7º Os códigos e os títulos dos programas e ações do Plano Plurianual serão aplicados nas leis de diretrizes orçamentárias, nas leis orçamentárias e seus créditos adicionais e nas leis que o modifiquem.

§ 8º A inclusão e a alteração de que trata o inciso II do § 5º deste artigo poderão ocorrer por intermédio da lei orçamentária e de seus créditos adicionais, desde que vinculadas a programas já existentes no Plano Plurianual e não sejam necessárias as alterações de que trata o inciso I do § 5º deste artigo.

Art. 5º Conforme disposto no art. 2º da Lei Municipal nº 3.307/09 (Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2010), em cumprimento ao disposto no art.165 § 2º, da Constituição Federal, excepcionalmente para o exercício financeiro de 2010, as metas e prioridades da Administração Pública Municipal relativas ao exercício financeiro de 2010 são as previstas no anexo IV desta Lei.

Art. 6º Esta Lei entra em vigor em 1º de janeiro de 2010.

Ponte Nova, 31 de agosto de 2009.

João Antonio Vidal de Carvalho
Prefeito Municipal

José Paulo Sant’Anna
Secretário Municipal de Fazenda

PROJETO DE LEI No 2.860/2009

Institui o PPA, Plano Plurianual, para o Quadriênio 2010-2013 e dá outras providências

Exposição de Motivos

Senhores Vereadores e Vereadora,

O Poder Executivo Municipal vem a Câmara Municipal, e, assim, perante a sociedade pontenovense, apresentar o projeto de Lei que institui o Plano Plurianual de Ponte Nova, para o quadriênio 2010-2013.
A Constituição Federal determina à União, Estados e Municípios a elaboração de planos plurianuais, constituído de diretrizes gerais, conjunto de objetivos e metas da área pública para investimentos e para programas de duração continuada, e diretrizes orçamentárias, metas e prioridades da área pública para orientar a formação dos orçamentos anuais, objetivando maior integração entre o planejamento de longo prazo e a elaboração e execução dos orçamentos anuais.
A disciplina legal encontra-se, além da Constituição Federal, no Decreto Federal nº 2.829, de 29 de outubro de 1998, e na Portaria Nº 42, de 14 de abril de 1999, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e na Lei Orgânica Municipal. Essa normatização visa à modernização da Administração Pública, conduzindo-a a integrar planejamento e orçamento com menor burocracia e melhor gerenciamento, orientando-se para o atendimento de metas efetivamente esperados pela comunidade, com absoluta transparência.
O Plano Plurianual é a ferramenta de gestão que busca alinhar a visão estratégica, pelo estabelecimento de objetivos, a partir da identificação dos problemas a enfrentar, da elaboração de programas que deverão ser implementados, pelas respectivas e diferentes ações dos mesmos, com a identificação dos produtos que se espera sejam resultantes, tudo sendo gerido pelo controle de indicadores de metas.
Trata-se, pois, de relevante instrumento de gestão pública, especialmente no planejamento de longo prazo, o que pode ser percebido da presente proposta, em que se visualiza a cidade no futuro, a partir da adoção da visão estratégica adotada desde o presente e construída pela Administração Pública junto à comunidade.
Assim, apresenta-se o presente projeto aos nobres Edis, para análise e apreciação do Plano Plurianual 2010-2013 que orientará os programas, ações e investimentos decorrentes, bem como a avaliação dos indicadores de resultado. Assim com, todos os quadros demonstrativos da receita e despesa, quantificados física e financeiramente.

Ponte Nova, 31 de agosto de 2009


João Antonio Vidal de Carvalho
Prefeito Municipal


José Paulo Sant’Anna
Secretário Municipal de FazendaProjeto de Lei no 2.861/2009

Altera as Leis Municipais 2.237/1998 e 3.146/2007, e dá outras providencias.


EXPOSIÇAO DE MOTIVOS

Senhores Vereadores e Vereadora,

Planejadamente, a administração municipal moderniza as ações burocráticas e operacionais no Departamento Municipal de Trânsito, Demutran. A próxima etapa das mudanças previstas no Departamento será a implantação do “Estacionamento Rotativo”, em diversas ruas e avenidas de nossa Cidade. Para que esse serviço possa ser implantado, necessita-se ampliar o quadro de Fiscais de Trânsito, atualmente com 15 servidores efetivos, insuficiente para atual demanda. Tecnicamente, para se implantar o sistema de estacionamento rotativo o quadro terá que ser ampliado, gradativamente, de acordo com as necessidades e repercussão do Projeto. Para efetivar o si, que não atende a demanda existente, e tecnicamente insuficiente para se implantar o sistema de rodízio no estacionamento, com geração de aproximadamente R$500.000,00 (quinhentos mil reais) anuais de recursos para o Município.
Sendo assim, a administração municipal solicita alteração nos instrumentos legais vigentes, no sentido que se permita a elevação do quadro atual de fiscais em até mais 15 profissionais, dentro dos critérios legais, conforme Concurso Público realizado, em 2008.
Solicitamos que esta egrégia Casa Legislativa receba este projeto de lei, analise-o e aprove-o, com brevidade, para que o sistema de estacionamento rotativo possa ser implantado em seguida.

Respeitosamente,

Ponte Nova, 31 de agosto de 2.009.

João Antônio Vidal de Carvalho/Prefeito Municipal

Wanderlei Ribeiro Ferreira/Secretário Municipal de Governo

Angélica Lessa Barros/Secretária Municipal de Gestão e Recursos Humanos

 
REDAÇÃO FINAL

Projeto de Lei no 2.861/2009

Altera as Leis Municipais nº 2.237/1998 e nº 3.146/2007 e dá outras providencias.

A Câmara Municipal de Ponte Nova aprova, e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica alterado o Art. 2º da Lei Municipal nº 2.237/1998, que passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 2º O DEMUTRAN - Departamento Municipal de Trânsito, será composto de 01 (um) Chefe de Divisão de Trânsito, 01 (um) Coordenador Administrativo, 01 (um) Coordenador Educacional, até 30 (trinta) Fiscais, 01 (um) Auxiliar Administrativo e 02 (dois) Auxiliares Administrativos I.

Parágrafo único. ......................................................................................”

Art. 2º Fica alterado o Anexo I da Lei Municipal 3.146/2007, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“ANEXO I
CARGOS VAGAS
................................................ ............
............................................... ............
Fiscal de Trânsito 30
............................................... .............
Total 59”

Art. 3º Integram a presente Lei, os demonstrativos de impacto orçamentário e impacto financeiro para o exercício atual e dois seguintes, nos termos exigidos pela Lei Complementar Nº 101/2000.

Art. 4º A remuneração dos cargos previstos nesta lei, observará a revisão geral da remuneração dos servidores do Executivo, na mesma data e sem distinção de índices.

Art. 5º Revogam-se as disposições contrárias.

Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação

Ponte Nova, de de 2.009.


João Antônio Vidal de Carvalho
Prefeito Municipal

Wanderlei Ribeiro Ferreira
Secretário Municipal de Governo

Angélica Lessa Barros
Secretária Municipal de Gestão e Recursos Humanos



MESA DIRETORA:


José Mauro Raimundi – Presidente


Nilton Luís de Paula – Vice-Presidente


José Rubens Tavares - Secretária












 
Projeto de Lei no 2.861/2009

Altera as Leis Municipais 2.237/1998 e 3.146/2007, e dá outras providencias.


ANEXO ÚNICO
IMPACTO ORÇAMENTÁRIO E FINANCEIRO

Em cumprimento ao disposto nos artigos 16 e 17 da Lei Complementar 101/2000, apresentamos a análise do impacto orçamentário e financeiro do projeto de lei epigrafado, ressalvado desde já que o mesmo se encontra de acordo com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, já que não contém matéria que infrinja tais dispositivos legais, conforme estabelece o artigo 16, II, da Lei Complementar 101/2000.
O presente projeto implicará em impacto orçamentário-financeiro para as contas públicas municipais, na ordem de R$ 9.283,51 (nove mil duzentos e oitocentos e três reais e cinqüenta e um centavos) por mês no exercício de 2009, apurado conforme a seguir:

IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO Valores de Impacto
2009 2010 2011
15 fiscais de Trânsito 46.417,70 148.072,60 154.882,24

Obs: Projetado reajuste de 5% (cinco por cento) para os exercícios de 2010 e 2011.
Embora haja acréscimo de despesas, não haverá comprometimento do percentual de gastos com pessoal, nem afetarão as metas fixadas para o resultado primário e nominal, atendendo-se, assim às exigências do art. 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal, LRF.


Ponte Nova, 31 de agosto de 2009.


João Antônio Vidal de Carvalho
Prefeito Municipal

José Paulo Sant’Ana
Secretário Municipal de Fazenda


- Autor(es): Executivo
- Publicada em: 31/08/2009

 

Enviar e-mail ao autor    Imprimir matéria
 
 
Website desenvolvido por Art MX LTDA / Copyright © 2006 / hospedado nos servidores da Pontenet