Câmara Municipal de Ponte Nova
Apresentação
Mesa Diretora
Vereadores
Comissões
Projetos de Leis
Leis Mais Consultadas
Legislação Municipal
Agenda
Links Interessantes
Fale Conosco
Contas Públicas
Licitações
Álbum de Fotos
Atas das Reuniões Plenárias




Projetos de Leis Municipais
 
Projeto de Lei nº 10/2011
 
Denomina de “Travessa Alfredo Amora” a travessa de interligação da Rua Inhá Torres com a Avenida Dr. José Grossi, no bairro Guarapiranga.

Exposição de Motivos


Alfredo Dumas de Andrade Amora nasceu em 19/10/1922, filho de Antonio da Silveira Amora e de Dona Vitória Amanda de Andrade Amora.

Cursou o ginasial no Colégio Dom Helvécio, concluindo-o em 1938, no Instituto Lafayette, no Rio de Janeiro. Dizer que prestou serviço militar no Tiro de Guerra em 1941, ou que foi convocado em 1944 a participar do 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei, em preparo para a guerra, é apontar dados de uma biografia insuficientes para mostrar sua notável personalidade desenvolvida em nosso meio social.

Findo o serviço militar, retornou a Ponte Nova, assumindo o serviço notarial do 1º Ofício da Comarca de Ponte Nova. Nesse mister, se evidenciou pelo modus procedendi - diligência nos atos, presteza no atendimento, cortesia na recepção das partes, habilidade na execução dos termos processuais, respeito com os colegas, estima dos advogados em virtude do tratamento decoroso dispensado a cada qual, distinguido pelos juízes de direito em virtude da compreensão rápida das ordens e resoluções recebidas.

Em resumo dessas qualidades, recebeu o tratamento carinhoso com o diminutivo acrescido a seu nome - Alfredinho. Era comujm ouvir-se: vá ao Alfredinho; fale com o Alfredinho; esse Alfredinho sabe das coisas. O meio forense não deixou de o distinguir para a comenda especial de quem bem serviu naquele ambiente: a medalha Desembargador Hélio Costa.

Este procedimento estendeu-se à coletividade pontenovense. Aderiu a movimentos populares, como o futebol, conduzindo o seu clube de coração, o Palmeirense, a campeão da Zona Centro, credenciando-o a uma vaga para a disputa do campeonato mineiro, o que foi um marco alcançado por um clube de Ponte Nova.

Este conjunto de qualidades que distinguiu sua pessoa e o fez querido em todas as camadas de nossa sociedade, se examinarmos o percurso de sua existência até seu falecimento em 21/08/2010, não deixou de me impressionar e fazer com que sugerisse o seu nome para a via pública que liga a avenida Dr. José Grossi à rua Inhá Torres, próxima da casa onde morou, que passaria a denominar-se “Travessa Alfredo Amora”, uma vez aprovado este Projeto de Lei, para o qual solicito a atenção e a aprovação unânime dos nobres colegas.


Sala das Sessões, 26 de maio de 2011


Vereador HALAÔR XAVIER DE CARVALHO - PSDB

- Autor(es): Halaôr Xavier de Carvalho (PSDB)
- Publicada em: 26/05/2011

 

Enviar e-mail ao autor    Imprimir matéria
 
 
Website desenvolvido por Art MX LTDA / Copyright © 2006 / hospedado nos servidores da Pontenet